Índice
Passo a passo para abrir uma Holding
Entenda de uma vez por todas como abrir uma Holding em segurança
As Holdings vem se popularizando no Brasil, principalmente para quem busca por uma administração mais efetiva dos seus negócios ou do seu patrimônio.
Afinal, uma Holding é responsável por auxiliar você a administrar seus bens de maneira mais eficiente, além de auxiliar na elaboração de planejamento sucessórios, nos casos de Holding familiar.
Entretanto, quando falamos em abrir uma Holding, muitos empresários se questionam sobre como realizar esse processo.
Se esse é o seu caso, continue conosco e confira o passo a passo para abrir uma Holding de forma efetiva.
Passo 1 – Analise o patrimônio envolvido
Para abrir uma Holding, o primeiro passo a ser dado é analisar o patrimônio dos instituidores e dos beneficiários.
Nesse processo, serão definidas as principais estratégias que irão guiar as ações implantadas na Holding.
Também será necessário analisar o número de pessoas jurídicas que irão compor a organização.
Vale ressaltar que essa etapa é realizada através de uma coleta de dados dos negócios e dos sócios participantes para a constituição do modelo societário mais vantajoso para a Holding.
Passo 2 – Realize uma entrevista preliminar com os sócios
Você também precisa definir a melhor estratégia de abertura da sua Holding, a fim de evitar conflitos futuros e para garantir que o planejamento sucessório seja executado conforme a participação de todos os envolvidos.
Desse modo, é importante conversar com cada um dos sócios visando garantir que a expectativa de todos esteja alinhada.
Passo 3 – Defina o melhor planejamento tributário e os tipos societários
Agora que você já analisou o patrimônio e conhece todos os envolvidos na operação, chegou o momento de definir o melhor regime tributário e os tipos societários para a sua Holding.
Para tanto, será analisada a incidência de tributos na transferência de bens para a organização, bem como o impacto tributário esperado.
Passo 4 – Elabore a documentação necessário e realize os registros devidos nos órgãos competentes
Definido o tipo societário e o regime tributário de sua Holding, é necessário elaborar toda a documentação devida de acordo com os critérios definidos nas etapas anteriores.
É necessário elaborar o contrato social ou estatuto social no caso de S/A. Em seguida, deve-se realizar o registro na Junta Comercial.
Também será necessário realizar a transferência dos bens de pessoa física para jurídica, condicionando a blindagem patrimonial.
Passo 5 – Estabeleça o acordo de acionistas, fideicomisso ou usufruto
Antes de se realizar a transferência de posse de todas as quotas ou ações, deve-se definir os critérios de gestão enquanto o instituidor do patrimônio ainda for vivo e também em sua ausência. Trata-se de uma etapa muito importante para garantir a gestão dos bens.
Conte com o suporte especializado da Job Cont Assessoria Contábil!
A fim de que todos os passos acima ocorram sem erros e sem grandes complexidades, é fundamental contar com o suporte de especialistas.
Desse modo, saiba que conosco, da Job Cont Assessoria Contábil, você terá o suporte completo para auxiliar na escolha correta do regime tributário e do tipo societário, para elaboração do contrato social, para realizar os registros nos órgãos competentes, para realizar toda a gestão dos documentos de sua Holding etc.
Portanto, entre em contato conosco para contar com o nosso suporte especializado!
CLIQUE AQUI PARA ABRIR SUA HOLDING EM SEGURANÇA!