Profissional liberal x PJ: de que você precisa saber?
Índice
Saiba qual a diferença entre profissional liberal x PJ
Entenda as características entre as duas formas de atuar e saiba como decidir a melhor opção
Há muitos profissionais que estão se perguntando sobre a melhor opção para se trabalhar.
Afinal, você sabe quais as vantagens de atuar como profissional liberal ou pessoa jurídica?
A maioria das dúvidas surgem pelo fato dos custos fiscais associados a cada opção, essa é uma determinação significativa inclusive.
Hoje, queremos ajudá-lo a compreender melhor esses conceitos para que você possa tomar uma decisão mais informada sobre ambas as circunstâncias.
Continue conosco, e tenha uma ótima leitura!
Profissional liberal x PJ: quais as definições?
Um profissional liberal é aquele que trabalha em uma área regulamentada por um conselho.
Contadores, advogados, médicos, fisioterapeutas, psicólogos e outros profissionais são exemplos de profissionais liberais.
Um profissional liberal se formou em uma determinada área e está legalmente autorizado a exercer em áreas onde a técnica é necessária.
Ele pode fazer seu trabalho como achar conveniente, e o tipo de relação de trabalho não importa.
Devemos perceber que esses profissionais podem trabalhar de diferentes maneiras, como, por exemplo, sob um regime de direito trabalhista, como trabalhador autônomo, ou mesmo através de uma pessoa jurídica.
Para ser claro, uma pessoa jurídica é geralmente criada por uma ou mais pessoas ou por duas ou mais pessoas jurídicas para um determinado fim.
Com isso em mente, é crucial compreender a noção de uma pessoa como uma entidade – uma pessoa jurídica é um indivíduo, grupo ou empresa com direitos e obrigações legais.
Como empresa, por exemplo, tem seus próprios direitos e deveres independentes daqueles de seus criadores, portanto, é semelhante a uma pessoa física, que, como cidadão, tem certas obrigações e direitos legais.
Leia mais detalhes sobre o tema nos artigos abaixo:
Qual a melhor opção para atuar entre profissional liberal x PJ?
É uma questão muito relativa verificar se é mais vantajoso ser um profissional liberal ou uma empresa privada.
Os objetivos profissionais, as questões burocráticas e as preocupações financeiras devem ser levados em consideração quando se decide se deve operar como uma entidade privada ou uma empresa privada.
Trabalhar com uma pessoa jurídica é frequentemente mais vantajoso em termos de pagamento de impostos, mas você deve ter assistência profissional para tomar decisões mais seguras.
Contabilidade para profissionais liberais
É crucial conhecer antecipadamente as consequências de suas decisões e trabalhar com assistentes profissionais pode ajudá-lo a fazer exatamente isso.
Trabalhar com um PJ, por exemplo, pode ajudá-lo a evitar os erros que poderiam impedi-lo de criar uma empresa, ou lidar corretamente com seus impostos.
Um profissional liberal ou autônomo é alguém que se preparou para si mesmo.
Os profissionais autônomos não precisam de treinamento acadêmico, técnico ou profissional, e trabalham em seus campos particulares, enquanto os profissionais liberais têm treinamento acadêmico, técnico e prático.
A relação de trabalho é opcional para os profissionais autônomos, e é obrigatória para os profissionais liberais.
Embora os profissionais sejam registrados em conselhos e supostamente sindicalizados, eles são responsáveis por suas ações e devem declarar seus impostos anualmente para exercer sua profissão.
Tem havido um número significativo de profissionais liberais atuando no mercado, especialmente advogados – dentistas, médicos, fisioterapeutas, psicólogos, professores, arquitetos e, especialmente, advogados estão entre eles.
Diante desse cenário, uma contabilidade para profissionais liberais e autônomos pode ser crucial para o que tanto almeja.
Existem inúmeras especificidades associadas a esse segmento, por exemplo, registro de entidade de classe – você deve pagar taxas aos sindicatos e conselhos ao se registrar nessas condições –, folha de pagamento, INSS, ISS, PIS, faturamento, pró-trabalho, e outros.
A contabilidade para profissionais liberais com experiência pode auxiliar seus clientes com informações precisas e análise fiscal especializada exigida nesta categoria, bem como faturamento, custos trabalhistas, despesas operacionais e reduções de impostos.
Eles oferecem auditorias contábeis, consultoria financeira e planos de negócios, além de assistência contábil e financeira.
Conte conosco, da JobCont
Desde 1969, a JobCont, empresa de contabilidade, gestão e consultoria empresarial, oferece serviços de contabilidade, gestão e consultoria tanto para corporações como para pequenas empresas.
Suas operações contábeis rotineiras, preparação de demonstrações financeiras – como balanços, demonstrações de receitas e despesas –, planejamento fiscal e tributário, gestão de pessoal, serviços de legalização, serviços de auditoria e prevenção de fraudes e riscos estão entre seus muitos serviços.
Temos uma equipe de especialistas qualificados em sua especialidade e capazes de atender às exigências de nossos clientes.
Clique aqui e veja como podemos te ajudar!